Sinopse: A obra O canto do passarinho é um mergulho na linguagem visual e escrita por meio da literatura. Em um texto singelo, o livro apresenta as formas geométricas básicas e as cores primárias sem se limitar ao nível conceitual do que sejam cor e forma. Nele, as formas geométricas possuem sentimentos e vontades e têm um papel fundamental no desenrolar da narrativa.
O texto brinca com diferentes sentidos da palavra “canto”, ampliando o vocabulário e aprimorando a linguagem oral e escrita, além de carregar a profundidade de sentimentos como gratidão, tristeza, alegria, união e amizade. Sentimentos que dão sentido à vida e nos fazem humanos.
Nessa fase do desenvolvimento, as crianças aprendem por meio de brincadeiras de papéis sociais, observações e narrativas. Narrativas ricas em poesia e ilustrações significativas no contexto das diferentes infâncias são fundamentais para o exercício da imaginação e da criação.
O passarinho chama a atenção não somente pelo canto, que parece tomar conta do ambiente mesmo antes de começarmos a ler, mas pela singeleza de seus movimentos e pelo sentimento de gratidão aos amigos que o presenteiam de uma forma amorosa.
O canto do passarinho fala de sentimentos, cores, formas geométricas e tem como personagem principal um animal pequeno, cheio de graça e que faz parte do universo infantil pelo simbolismo e musicalidade. Esta é, sem dúvida, uma história para crianças e adultos, para todos os que encontram beleza na simplicidade. Um lindo casamento entre a poesia narrativa, a matemática e as artes visuais.
O passarinho que mora nesse livro vai cantar e encantar os leitores.
O canto do passarinho é mais que um livro sobre formas e cores. É sobre amizade e encantamento.
Oportunize leituras sobre sentimentos e atitudes por meio de uma leitura singela.
O canto do passarinho é simultaneamente uma poesia, uma história, um encanto.
O canto do passarinho é capaz de mostrar o quanto ficamos mais completos quando nos unimos para fazer o bem.
Veja porque adotar essa obra
Sobre a autora Ana Neila Torquato
Ana Neila Torquato é pedagoga, psicopedagoga, especialista em Educação Infantil e trabalha com educação há mais de 25 anos. É apaixonada por livros, por literatura infantil e por crianças. Tem 10 livros publicados, todos direcionados ao público infantil. Sempre gostou de ler, ouvir e contar histórias. É pesquisadora do papel do livro no desenvolvimento de bebês e crianças na primeira infância. Ministra palestras e oficinas, participa de projetos de leitura em creches e escolas, além de contação de histórias para diversos públicos. A natureza, os sentimentos e o universo infantil são as maiores inspirações para sua escrita.
A obra O canto do passarinho representa a realização de um sonho profissional, uma maneira interessante e oportuna de fazer chegar ao público de crianças, professores e mediadores de leitura uma narrativa que faz parte de seu repertório de contadora de histórias.
O canto do passarinho trata de temas essencialmente humanos (amizade, liberdade, desejos, tristeza, alegria) e tem a natureza como pano de fundo, o que brinda a obra com um mergulho no que há de mais basilar quando tratamos de literatura.
Como pesquisadora do desenvolvimento infantil e professora de crianças pequenas, a escritora encontrou nesta narrativa o espaço necessário para apresentar aos leitores possibilidades de exploração de outros aspectos importantes na escola da infância. Uma escola considerada por nós um lugar de desenvolvimento, aprendizagem, diversão e experiências literárias memoráveis.
Para ficar por dentro das novidades, informe seu e-mail:
PNLD 2022 - Educação Infantil
Audiolivro
Como opção de acessibilidade aos alunos, está disponível uma versão completa em AUDIOLIVRO, que poderá ser solicitada pelas escolas no momento da escolha das obras.
Audiolivro
Como opção de acessibilidade aos alunos, está disponível uma versão completa em AUDIOLIVRO, que poderá ser solicitada pelas escolas no momento da escolha das obras.